sábado, 27 de junho de 2015

Resenha Crítica - Extraordinário

Olá! O livro de hoje tem tudo para ganhar o seu coração, assim como ganhou o meu, ele é Extraordinário!
                                                                   



Sinopse:
August Pullman (Auggie) nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

Autora: R. J. Palacio
Ano: 2012
Editora: Intrínseca

Resenha:
Já tinha ouvido falar desse livro e estava tão ansiosa para lê-lo que peguei emprestado com uma amiga da escola no ano passado. Li em um dia. Não pensem que faço isso com todos os livros, porque não faço, mas quando isso acontece tenha certeza que ele é bom.

Para fazer essa resenha eu o reli, comprei meu livro esse ano, e chorei, sorri, aprendi...Você nem vai perceber ele acabando de tão simples que é a leitura. É um bom livro para começar, se você não gosta de ler.

Devo imaginar que você já percebeu que vou ser só elogios com esse livro, e é verdade. R. J. Palacio escreveu um livro diferente dos demais, ele não é narrado por apenas uma pessoa, mas sim pelo August, Via (irmã), Summer (amiga), Jack (amigo), Justin (namorado da Via) e Miranda (amiga da Via). E isso é fantástico! Temos os sentimentos de cada um deles e não ficamos presos a apenas um ponto de vista.

O personagem principal é o August, um garotinho que gosta de coisas comuns, como Star Wars por exemplo, e ele só queria ser visto como alguém comum, mas sabe que é quase impossível por ter uma síndrome, com nome enorme, que deformou seu rosto. Ele é um garoto corajoso e vai aprendendo, ao longo do livro, sobre o valor da amizade e da família.

Por falar em família, quero deixar um Eu Te Amo para a mãe do Auggie e gostaria muito que tivesse um capítulo para ela também.

As minhas escolhidas para personagens preferidas são: Summer e Via. A Summer é uma pessoa EXTRAORDINÁRIA, do tipo que escrevemos com letras maiúsculas mesmo. Ela é um exemplo de gentileza e o Auggie é muito sortudo por ter conhecido alguém como ela.

E tem a Via. As vezes me pergunto por que gostei tanto dela. Talvez tenha sido o modo como ela expôs o que sentia e sua relação com a avó... Só sei dizer: Gostei de você, Via!

                                

Outra coisa legal, entre tantas outras, é que você vai achar várias frases inspiradoras. Os preceitos do Sr. Browne contribuem para isso. A que mais gostei foi essa: "Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. - Dr. Wayne W. Dyer.

Este livro deveria ser lido por todos, em todos os lugares! Ele é disseminador de gentileza e amor, além de ensinar sobre respeitar as diferenças e mostrar que "o essencial é invisível aos olhos".

Se você ainda não leu não perca mais tempo. Peça emprestado, implore para sua mãe, fale para diretora da escola que é um absurdo não ter na biblioteca, mas leia. Assim como eu, você vai se apaixonar por essa história.

PS: Eu não citei a Daisy, cachorrinha da família Pullman, mas quero deixar claro meu amor por ela. rsrs

Nota: 10 estrelas ★

Resenha feita por: Danielle Lima

2 comentários:

  1. O Extraordinário é um livro emocionante! E, além de ser uma leitura agradável ainda te lembra coisas boas que as pessoas tendem a esquecer como o respeito e a compreensão. Sua resenha ficou maravilhosa, e sua escrita nota 10.
    Também amo a Daisy <3

    ResponderExcluir
  2. Verdade, por isso que precisa ser lido por todas as pessoas do planeta terra. rsrs
    E obrigada, você também arrasa no seu blog! ^^

    ResponderExcluir