terça-feira, 29 de setembro de 2015

Resenha Crítica - O Pequeno Príncipe (filme)


“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Quem não conhece essa frase? Ela é apenas um pequeno trecho do livro O Pequeno Príncipe, que também está incluído no filme encantador do mesmo. Hoje irei falar desse filme deuso que estava em cartaz em muitos cinemas.



Sinopse:

Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.

Ano: 2015
Diretor: Mark Osborne
Duração: 1h46min




Crítica/Opinião:

Juro solenemente que vou tentar falar sobre o filme sem comparar ao livro, mas, quero deixar claro que o livro foi um dos primeiros que eu li e que é a minha paixão eterna, então imaginem o quanto fiquei ansiosa e cheia de expectativa com esse filme.

Outra coisa que quero deixar claro é que o filme não tem como a obrigação de contar passo a passo a história do pequeno príncipe, na verdade ele conta a história de uma menininha que tem uma mãe muito controladora, tal qual como na sinopse, as coisas começam a ficar interessante quando descobrimos quem é o seu vizinho, ninguém menos que O Aviador. Sim, isso mesmo, o aviador, o homem que encontra (ou é encontrado) o pequeno príncipe no deserto.

Ele começa a contar a sua história e começa a mudar a vida da criança, ao ponto dela deixar de ser uma mini adulta e passar a ser uma criança normal, que sonha, que brinca. Há toda uma evolução dos personagens que segue a evolução da história do livro, o que é bem interessante. O tempo, a vida, a morte são apenas alguns dos aspectos que rondam a história narrada, o que faz com que possamos ter um reflexo involuntário durante as cenas que se passam.

A animação é dividida de duas formas, uma computadorizada, que seria o presente, e a outra em stop motion, que é quando se passa as cenas com o pequeno príncipe. Isso se dá ao fato de que a computadorizada seria a “realidade” e a stop motion a “fantasia”, essa diferença deu todo um aspecto lúdico que encanta a todos. A trilha sonora é impecável, o que é de se esperar em um filme francês, já prevejo indicação de Oscar a ele. Os efeitos também são bem legais, nada beirando ao incrível, mas o ideal para um filme do gênero.

O filme é emocionante como o livro, embora os dois tenham as suas diferenças. Fidelidade não vem ao caso, então se você procura um filme que é BASEADO em um livro, quer se emocionar e se divertir, este é ideal, se quer uma cópia fiel de tudo o que Saint-Exupéry escreveu, é melhor dá meia volta.

De qualquer forma, a todos que viram espero que tenham gostado tanto quanto eu, e para aqueles que ainda não assistiram, espero que gostem tanto quanto eu.

Só um post scriptum, a forma como o filme se desenrola no final é, em minha opinião, incrível, eu nunca tinha pensado nas possibilidades que são mostradas, o que me fez ter mais atenção aos finais que eu imagino.

Nota: 9 estrelas ★
Resenha feita por: Thuane Ingred

Nenhum comentário:

Postar um comentário