terça-feira, 23 de junho de 2015

Resenha Crítica - O Livro das Princesas

Olá! Hoje venho com um livro que li há poucos dias, espero que gostem.



Sinopse:
"Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)

Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis"



Autora: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza.
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito

Resenha:

O livro das princesas é composto por quatro contos, cada uma de uma escritora bem conhecida no público juvenil, sendo Paula Pimenta e Patrícia Barboza as únicas brasileiras integrantes nesse time. Cada conto tem a função de reescrever um conto, no caso, Meg Cabot ficou a cargo da Bela e a Fera, Paula Pimenta com Cinderela, Lauren Kate com A Bela Adormecida e Patrícia Barboza com Rapunzel.
São contos bem curtinhos, estilo aos contos de fadas. A princípio, antes de iniciar a leitura, tinha achado a ideia genial, mas nem tão inovadora. Quero dizer, temos uma série televisiva chamada Once Upon a Time (a qual eu sou fã) que fala sobre os contos de fadas de uma forma diferente, assim como vários outros livros que reescreveram esses contos. Mas mesmo assim a ideia não deixa de ter seu charme, afinal, o enredo é bem inovador se comparar a outros livros.
Resolvi, então, que nessa resenha irei fazer um breve comentário de cada conto e assim ficará claro o porquê da minha avaliação.
A Modelo e o Monstro, o primeiro conto que nos é apresentado, escrito pela famosa Meg Cabot (digo isso sem nenhum pingo de ironia, para mim ela é famosíssima, embora nunca tenha lido nada antes). O título é bem sugestivo, já imaginamos, portanto que Bela é uma modelo e a Fera, bem... Tenho que dizer que amei esse conto foi o meu preferido, de longe. A história é inteiramente real, tão real que certas características poderiam ocorrer com qualquer pessoa. A situação de Adam Prince é a situação de muitos jovens e sua história também, o mesmo com Belle. É um conto muito bonito e de tirar o fôlego. O engraçado é que fiquei o tempo todo tentando relacionar com o conto original (ou o da Disney, por que não?), mesmo que às vezes isso me decepcionasse.
Cinderela Pop, o segundo conto, é da Paula Pimenta, outra que também é famosíssima e que nunca tinha lido nada antes. Gostei muito do conto, achei a história bem original também, mesmo ela seguindo fielmente a premissa do conto original (tirando algumas coisinhas que não irei contar por ser spoiler), talvez seja isso que não o faça ser o meu preferido, essa previsibilidade me incomodou um pouco. Ah e prestem a atenção no nome da personagem, amei esse jogo de palavras que o nome dela faz ao ser pronunciado bem rápido.
O Eclipse do Unicórnio ganha de lavada como o título mais original de todos, ele é o conto escrito pela Lauren Kate (a única que já tinha lido algum trabalho que, no caso, é Fallen). Conta à história da Bela Adormecida, como já dito antes, e é bem surpreendente e não dá nem para entrar muito em detalhes sem soltar muitos spoilers, confesso que foi o que eu menos gostei, talvez pelo modo como ela desenvolveu o conto ou talvez porque eu tenha um pé atrás com autora, eu não sei. O que eu queria mesmo é que ele tivesse continuação, acredito que a história não deveria ter terminado daquela forma, poderia ter havido muito mais.
Do Alto da Torre também tem um nome bem sugestivo, o que já indica que é da Rapunzel, escrita pela Patrícia Barboza. Tem a base do conto original, mas como a melhor amiga dela, Priscila (que de todos os personagens, de todos os contos, foi a minha preferida) sempre fala, sem clichê. O que é um pouco difícil, vamos concordar, é um conto inspirado em um conto de fadas, fica difícil fugir. Achei que foi o conto mais fraco, mas não deixa de ser bem fofo. Ela colocou bastantes referências à história, com direito a comentários de comparações no texto e o que eu mais gostei foi à música, quero dizer, tem música no livro. Não sei se vocês já leram fanfics, mas para quem leu, sei que devem conhecer as songfics, que além de serem estórias criadas por fãs, ainda tem a base de uma letra de música. Camila na história é completamente apaixonada pela Katy Perry, o que fez com que eu me apaixonasse por ela.
Bem, de certa forma achei o livro meio fraco, alguns contos, acredito, que não devesse receber continuações, outros eu já adoraria. Indico esse livro para quem quer passar o tempo e ter algumas horas de lazer, dá boas risadas e se divertir.

Nota: 7 estrelas ★

Resenha escrita por: Thuane Ingred

2 comentários:

  1. Eu só queria ler esse livro, por causa da Paula Pimenta, mas pela sua resenha dá pra notar que outras autoras conseguiram se sair um pouco melhor do que ela nos contos e me deixaram curiosa. Eu sempre quis os livros da Meg, mas nunca me entusiasmei muito. Talvez, nesse livro ela consiga me prender. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou louca pra ler os da Meg, sempre ouvi muitos elogios. E quero muito ler os outros da Paula Pimenta, tô cogitando a ideia de ler Cinderela Pop. E obrigada por comentar <3

      Excluir