segunda-feira, 15 de junho de 2015

Resenha Crítica - Anna e o Beijo Francês

Olá, estreando a primeira resenha do blog resolvi falar sobre um dos livros mais recentes que li, Anna e o Beijo Francês e que, por mais que a capa fosse bem simples e o nome diferente, me conquistou por completo.





Sinopse:
Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto - que tem namorada. Ele e Anna se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

Autora: Stephanie Perkins
Ano: 2011
Editora: Novo Conceito

Resenha:
Comprei esse livro em 2014, mas fiquei enrolando por motivos que desconheço, ele estava lá na minha estante, mas eu o ignorava e pegava outro. Esse ano resolvi que não o adiaria mais. A leitura foi rápida, o livro contém 288 páginas que passa num instante com a leitura. É um livro engraçado, do tipo que faz você soltar várias gargalhadas.

Anna é uma garota bem comum, quero dizer, ela é realmente comum. Seus dilemas, suas preocupações, suas neuras são incrivelmente perceptíveis entre várias garotas da mesma idade, que no caso é 18 anos. Chega a ser engraçada a relutância da mesma de ir para a França, você se pergunta quem não quer ir para outro país? Passar um ano estudando fora, sem a supervisão dos pais. Sonho de quase todos os adolescentes.

Nesse colégio ela conhece pessoas interessantes, incluindo Étienne St. Clair. A partir desse ponto, você pode considerá-lo um príncipe. Mas um príncipe que erra feio muitas vezes, quero dizer, da mesma forma como Anna é uma personagem bem parecida com os jovens, St. Clair (como ele gosta de ser chamado) também é.

Muita coisa acontece, vários dramas e até lá você provavelmente estará apaixonado por todos os personagens, ou não. Confesso que não gostei muito da Mer, que é sua vizinha de quarto e amiga no colégio novo, a achei apagada, provavelmente não gostei justamente pela autora não ter dado um destaque maior. Ela é aquela garota que surge de repente e te apresenta aquele mundo novo, no caso, o colégio.

A escrita de Stephanie é bem jovial, não há frases filosóficas a cada página, mas há momentos muito legais que fez com que eu os marcasse. Ela traz mensagens importantes sobre a família e a amizade, e como devemos superar os empecilhos que surgem no meio do caminho. Anna teve um importante aprendizado sobre amor, amizade e a vida. Ao longo do livro vemos cada personagem amadurecendo a sua forma e é uma das coisas mais legais em minha opinião.

Nem tudo é bom, mas por mais incrível que pareça, o que eu não gostei foi justamente uma das coisas que mais gostei, Anna Oliphant. Ela é tão cheia de defeitos e ao mesmo com tantas qualidades que eu fiquei em cima de uma corda bamba sem saber se a odiava ou não. Outra coisa foi o título. Você fica esperando alguma citação ou situação envolvendo esse tal Beijo Francês, é uma analogia, a qual tem que está esperto para notá-la, só vim perceber quando fiquei me questionando por horas o porquê do tal beijo francês.

Em suma, Anna e o Beijo Francês é um livro apaixonante, que foge dos clichês ao mesmo tempo em que embarca neles. Não espere por um guia turístico, fala-se muito pouco de Paris, mas de qualquer jeito, as poucas citações, são apaixonantes. Paris é realmente a cidade do amor e palco de uma história entre Anna e St. Clair.

Nota: 9 estrelas ★

Resenha feita por: Thuane Ingred

Nenhum comentário:

Postar um comentário