terça-feira, 30 de junho de 2015

Resenha Crítica - Coração de Tinta

Olá! Hoje venho com um livro que li em forma de ebook, porque não encontrei o livro físico em lugar nenhum e como estava muito ansiosa só me restou o ebook. Espero que gostem.

 https://faru.wordpress.com/tag/coracao-de-tinta/
Sinopse:
Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.



É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Autora: Cornelia Funke
Ano: 2006
Editora: Companhia das Letras

Resenha:
A primeira vez que ouvir falar de Coração de Tinta foi através do filme quando eu tinha 11 anos, isso foi há seis anos, eu nem gostava tanto de ler, no máximo livros curtos e com algumas figuras. Só depois de todo esse tempo que vim saber da existência do livro, através de uma amiga que leu no colégio.

Mesmo demorando quase um século para terminar o livro (pois eu me canso muito lendo pela tela do celular) não me arrependi. O livro é fantástico! Maravilhoso! Eu não tenho essas reações desde que li As Crônicas de Nárnia, então isso é um feito inédito. Não consigo parar de pensar no livro, o que é um pouco complicado para escrever, mas whatever.

Esse livro é o primeiro de uma trilogia chamada O Mundo de Tinta, da escritora alemã Cornelia Funke e, cara, ela definitivamente é incrível. Pensei que não voltaria a me encantar com um mundo tão fantástico depois de Harry Potter e de As Crônicas de Nárnia, mas estava enganada e ela conseguiu isso tudo apenas com um livro, imagina como estarei quando ler os outros dois?

Sabem aquela frase? “Não sei o que pensar, só o que sentir”? Eu fiquei exatamente assim quando terminei, não sabia o que pensar, apenas sentir tudo o que esse livro pôde me proporcionar.
Mas vamos lá, eu preciso continuar essa resenha. Como já disse, há um filme, o filme é bem legal, mas, como sempre, completamente diferente do livro. Não sei ao certo, mas acho que eles emendaram os outros livros e por isso o final ficou tão diferente, pode ser isso. Mesmo vendo o filme antes do livro eu não conseguia associar os personagens aos atores (como acontece na maioria das vezes comigo) com exceção de dois, Mortimer Folchart ou Língua Encantada, que foi interpretado por Brendan Fraser, e Dedo Empoeirado, que foi interpretado por Paul Bettany, não sei o porquê, mas para mim eles se encaixaram bem.

A história é bem simples de entender, você começa e não quer mais parar, ela se passa em vários lugares fantásticos e os personagens são incríveis. Mo é realmente um pai fantástico e que teve que cuidar de sua filha sozinho, mas ele não se tornou aquele tipo de pai que tenta simplesmente ocupar o lugar da mãe, não o vejo assim, ele é um pai, na medida do possível, normal, que leva uma vida, na medida do possível, normal. Meggie, sua filha, é uma garota de 13 anos, que sempre acompanha seu pai em todas as viagens. Os dois são apaixonados por livros, ele conserta-os e devora-os, ela apenas os devora. É uma dupla bem interessante.

Não demora muito e Meggie conhece Dedo Empoeirado, um nome bem engraçado e diferente, para uma pessoa tão séria e reservada. Misterioso, mas que fez com que eu o amasse, simplesmente virou um dos meus queridinhos no livro. Um pouco mais pra frente conhecemos Elinor e ela é aquele tipo de personagem que você fica dizendo “não faça isso” ou “não vá por ali” ou “cuidado”, mesmo que ela nunca possa te ouvir. Mesmo assim ela é bem legal e talvez seja a parte mais engraçada do livro.

E em como toda boa história há sempre um vilão digno, eu vos lhe apresento Capricórnio, um nome tão interessante quanto seu dono. Definitivamente um dos maiores vilões que já li e que deve ser aplaudido de pé. Morreria de medo se o encontrasse pessoalmente, mesmo sem saber de suas maldades ou se ele nem dirigisse a palavra a mim, mas apenas o fato de que ele provavelmente carregaria a sensação gélida que é descrita no filme, eu já tremeria na base.

Não direi que esses são os personagens de destaque, eles na verdade são os que a história gira em torno (contando com outros que acho melhor não mencionar, gosto do suspense e quero que vocês sintam).

http://umacertajovem.com/?p=758
Talvez o que eu mais tenha gostado tenha sido o universo que foi criado. Talvez tenha sido os personagens que são todos encantadores. Talvez tenha sido a escrita que é em 3° pessoa e que sempre dá aquela sensação de mistério. Talvez tenha sido tudo e eu não estou querendo acreditar que amei um livro tão de cara assim. Cornelia Funke escreve sobre outros livros e sobre outros personagens, que às vezes não são de sua história, com tanta maestria que é de se reverenciar. Amei o fato de cada capítulo ter um trecho de um livro e que aos poucos, antes de iniciar o capítulo, parava, lia e relia aquele trecho, e me punha a pensar no que aquilo significava para o livro, qual seria o desenrolar daquele capítulo, o que esperar. Confesso que isso me matava de curiosidades e que eu sempre me surpreendia.

Livros não são feitos para ensinar, essa não é a sua função, livros foram feitos para nos divertir e no próprio livro Coração de Tinta isso é explicado, mas mesmo assim, acho que ninguém termina de ler um livro sem pensar no que aquele monte de palavras significou para você e é isso o que eu faço até agora. Coração de Tinta abriu os meus olhos para um mundo, tão cruel e tão belo, que eu nem sabia que poderia existir e que, na verdade, eu vivo.

Nota: 10 estrelas ★

Resenha feita por: Thuane Ingred

2 comentários:

  1. Nossa, adorei essa resenha! Eu vi o filme, e simplesmente amei e quando vi que tinha livro, fiquei morrendo de vontade de lê-lo. E ainda estou no caso, porque ainda não li :( é tão *-* essa história. Fiquei muito ansiosa pela leitura.
    XOXO,
    Nathália.
    http://palavraforpalavra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amora Emoticon heart Essa história é muito amor e eu não vejo a hora de ler os outros, estou me segurando para não ler em ebook também rsrs
      Obrigada por comentar e volte sempre.
      ~Thuane Ingred

      Excluir