terça-feira, 7 de julho de 2015

Resenha Crítica - A Batalha do Apocalipse

Hey gente! A resenha de hoje é um dos meus preferidos e que me surpreendeu, e muito, ao longo de toda a trama. Espero que gostem!





Sinopse:
Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final.

Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo.

Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heroicas, magia, romance e suspense.

Autor: Eduardo Spohr
Editora: Verus
Ano: 2010

Resenha:
Já faz um tempo desde que li pela primeira vez esse livro, desde então vivo relendo-o, todas às vezes me surpreendo com a estória. Não é uma leitura fácil, isso vocês podem ter certeza, mas mesmo assim é uma boa leitura.

É uma fantasia muito bem feita e muito bem escrita, Spohr criou um mundo onde anjos guerreiros enfrentam uma guerra muito antiga, onde a rivalidade entre irmãos é capaz de ir contra tudo. Mentiras e intrigas vão aparecendo no decorrer da estória, uma surpresa a cada capítulo.

Uma coisa que eu tenho certeza é que se você gosta de história do mundo (mitologia principalmente), assim como eu, vai amar esse livro. Ele faz muita menção à história mundial, há os flashbacks que voltam o tempo todo a algum momento do protagonista. Às vezes pode se achar que não é importante, e às vezes não é, mas meio que isso faz com que compreendamos a personalidade de Ablon, o anjo guerreiro, personagem principal do livro.

E eu não acredito que não mencionei sobre Ablon, o anjo renegado. Não tenho muito o que dizer, ele foi expulso do céu após se rebelar contra o arcanjo Miguel. O livro começa no século XXI com ele no Rio de Janeiro, a espera do Apocalipse, onde tudo deve ter seu fim e é assim que somos imersos na sua vida. Ele conta com a ajuda de Shamira, a feiticeira de En-Dor, uma necromante que o ajuda em muita de suas batalhas.

Uma das coisas que eu mais amei são as cenas de luta no decorrer do livro, que por acaso, são muitas. Gosto também de como ele construiu toda uma lógica para juntar a Bíblia com a estória do livro. Shamira é de longe a minha personagem preferida, mas também gostei muito do arcanjo Gabriel. As descrições que Spohr faz dos personagens me atrapalhou um pouco, eu nunca consigo imaginar os personagens da forma que ele descreve, salvo a Shamira. Mas isso é um problema técnico que a minha cabeça teve com esse livro, mas whatever.

Eu mencionei lá em cima sobre a dificuldade da leitura, há muita menção e palavras que não adianta procurar no dicionário, dificilmente achará, mas tente o glossário no final do livro, se eu soubesse disso na primeira vez que li talvez não tivesse ficado boiando em muitos trechos, só vim descobrir quando acabei o livro.

Acredito que tenha sido apenas isso que me irritou, essas inúmeras menções me tirava à concentração às vezes e me fazia ficar pensando no que aquilo poderia significar. Tirando isso, achei a leitura deliciosa que fala de amor pela vida, pela humanidade, que mostra o que a inveja e a ambição são capazes de fazer.

Nota: 8 estrelas ★

Resenha feita por: Thuane Ingred

Nenhum comentário:

Postar um comentário