quarta-feira, 29 de julho de 2015

Resenha Crítica - Jogos Vorazes



Hey gente, a alguns dias saiu o trailer mais que perfeito de A Esperança parte 2, como comemoração venho com essa resenha de Jogos Vorazes para aqueles que ainda não embarcaram nessa trilogia incrível! Logo, logo venho com Em Chamas e A Esperança. Espero que gostem!





Sinopse:

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



Ano: 2011
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco

Resenha:

Pelo dicionário informal, distopia é a antítese da utopia, utopia negativa. Dizemos que algo é utópico quando ele é perfeito demais, impossível de se realizar. Portanto, a distopia, nada mais é que o inverso disso tudo, Jogos Vorazes é uma distopia, não foi a primeira a ser criada, mas foi a primeira que eu li.

É lógico que eu já li outras distopias, por isso mesmo não quero fazer comparações, mas de cara, entendam, eu amo essa distopia. Não sei o que me faz gostar tanto da história. Talvez seja a parte política dela, o fato de mostrar uma nova ditadura, talvez seja os jogos, os momentos de tensão, talvez eu tente entender o que levou a pessoas como Snow incentivarem algo tão cruel. Não sei, são vários motivos e isso aqui é uma resenha.

Jogos Vorazes é o primeiro de uma trilogia, tem aventura, ação, romance e muita, muita tensão. A personagem principal é Katniss Everdeen, uma garota que mora no distrito mais pobre de Panem, sim, esse país é dividido em 12 distritos, o décimo segundo é o do carvão. Todos os anos acontecem os jogos, onde pegam dois tributos, um casal, de cada distrito e jogam em uma arena para se enfrentarem até sobrar um.

Agora, uma lição de história. Vocês já ouviram falar de Pão e Circo? Nasceu na Roma e é praticado de forma mascarada por muitos governos, é isso que ocorre lá, mas não só isso. Eles usam os jogos como uma forma de dizer "o que vocês podem fazer? Nada! Temos toda a força necessária pra acabar com qualquer um que se levantar”.

Como é de se esperar, mortes recheiam esse livro, sim minha gente, muitas mortes. Ainda não li As Crônicas de Gelo e Fogo, então pra mim, isso é muita morte.

Mas, tem um lado ruim e acredito que eu tenha algum problema com as protagonistas, não consigo gostar tanto da Katniss, não a odeio, na verdade até admiro-a ao longo da trilogia, mas ela chega a ser insuportável. Às vezes é a típica personagem que você fica gritando "não faça isso" e ela vai lá e faz. É algo da personalidade dela, ela é impulsiva e tenta proteger quem ama acima de tudo. É algo bom, mas que em qualquer mortal pode ser destrutivo.

Jogos Vorazes é um livro que nos faz pensar, pensamos na política, na luta pela sobrevivência e do que o ser humano é capaz.

Nota: 7,5 estrelas ★
Resenha feita por: Thuane Ingred

Nenhum comentário:

Postar um comentário